Autores

Marcia Dinamarco

Márcia Conceição Alves Dinamarco é doutora em grade interdisciplinar (Direito Econômico e Processo Civil) e Mestre em Processo Civil, ambos os títulos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professora de Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 1992. Autora de livros e artigos jurídicos. Advogada no escritório MD advogados, da qual é fundadora e sócia. link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/4832863115395091

colunista-flavio-olimpio

Bacharel em Direito-Graduação em Dezembro de 1973. FMU-Faculdades Metropolitanas Unidas. Possui diversos cursos de extensão universitários (USP, PUC, Mackenzie e FMU). Por longo tempo foi examinador do Exame de Ordem da OABSP. Foi assessor do Presidente do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, secção São Paulo-1997 a 2000. Desde abril de 2000/2003 foi membro do Tribunal Ética de São Paulo-II, relatando e julgando diversos processos envolvendo ética profissional. Durante aproximadamente oito anos foi relator da Câmara Recursal da OABSP Em 1974, constitui o escritório de advocacia hoje denominado Olimpio de Azevedo Advogados, prestando serviços neste longo lapso de tempo para diversas empresas de grande porte qual se dedicou toda sua vida profissional. Hoje o escritório tem abrangência nacional com equipe de cento e quarenta profissionais. É autor das seguintes obras: • Ética e Estatuto da Advocacia – Editora: Juarez de Oliveira • Comentários as Infrações Disciplinares do Estatuto da Advocacia- Editora: Juarez de Oliveira • Comentários ao Estatuto da Advocacia(com prefácio do Presidente Nacional da Ordem Dr. Ophir Cavalcante Junior. – Editora: Elvesier 2ª. edição • Ética e Estatuto para exame da OAB- Editora: • E autor de diversos artigos na imprensa nacional e palestras efetuadas.

Luiz Fernando Guerreiro

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 2004. Especialização em Mediação e Negociação pela Northwestern University – Chicago, Illinois, em 2008. Mestre em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 2008. Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 2012. Membro da CBAR, ICC YAF, LCIA YAF, NEMESC e dos comitês de seleção da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo para os moots da CAMARB e Willem Vis Moot. Membro do Painel do Comitê de Controvérsias sobre Registro de Domínio do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCRD-CAM/CCBC). Árbitro listado na CAE – Câmara de Arbitragem das Eurocâmaras. Professor convidado do curso de Pós-graduação (lato sensu) em Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI), em 2010. Professor convidado do núcleo de arbitragem da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2011. Professor convidado do curso de Pós-graduação (lato sensu) em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos da Uni-Anhanguera (Goiânia-GO), em 2012. Professor do MBA da Fundação Instituto de Administração – FIA Livro publicado: Convenção de Arbitragem e Processo Arbitral, (São Paulo: Atlas, 1ª ed., 2009).

Nathalia Mazzonetto

Nathalia Mazzonetto é sócia de Müller Mazzonetto Advogados (www.mommalaw.com). Nathalia atua em questões variadas de propriedade intelectual e tem experiência em disputas empresariais e contratuais. Já atuou como mediadora em conflitos de natureza societária, contratual e de propriedade intelectual. Como advogada participou de negociações empresariais e atuou em processos judiciais e procedimentos arbitrais. Em sua carreira profissional trabalhou em escritórios de grande, médio e pequeno porte, nas áreas consultivo-contratual e adversarial. Já foi nomeada árbitra em arbitragens domésticas e internacionais em procedimentos envolvendo temas de propriedade intelectual, dentre eles discussão de concorrência e direito marcário. Atua como consultora de árbitros técnicos. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP – 2004), fez Especialização em Direito Processual Civil e Arbitragem na Università degli Studi di Milano (Milão – Itália – 2005) e em Direito da Propriedade Intelectual na Università Commerciale Luigi Bocconi (Milão – Itália – 2005) e na Faculdade de Direito da GV (GVLaw/SP – 2006). É Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP) – 2012, dissertação em Arbitragem (“Partes e Terceiros na Arbitragem”), com o fomento e apoio da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP – 2009). Doutoranda junto à Universidade de São Paulo (USP), sendo seu objeto de pesquisa a ‘arbitrabilidade de conflitos de Propriedade Industrial – a questão da nulidade de direitos’. Professora e palestrante convidada de cursos/eventos de Propriedade Intelectual e Mediação/Arbitragem de instituições como CPR, USP, ABPI, FGV Direito, etc. Atuou como professora de Prática Jurídica, Teoria Geral do Processo e Mediação e Arbitragem do American College of Brazilian Studies (AMBRA College). Atuou como pesquisadora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (DIREITO GV) em Projeto de Pesquisa promovido pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (Projeto Pensando o Direito tendo por objeto “O Desenho de Sistemas de Resolução Alternativa de Disputas para Conflitos de Interesse Público” – 2010). Membro do corpo de neutrals e mediadores de diversos importantes centros, tais como do CPR – The International Institute for Conflict Prevention & Resolution, do Centro de Resolução de Disputas em Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (Câm. de Nomes de Domínio – CASD-ND e Câm. de Mediação – CMed-ABPI), da International Trademark Association (INTA), Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), etc. Nathalia integrou a Comissão de Especialistas responsáveis pela redação dos regulamentos e demais normativas de Mediação e Arbitragem da ABPI. Foi listada e reconhecida como profissional nos seguintes guias de prática jurídica: IAM 1000 Patent, dentre outros.

Anderson Ponini

Advogado pós-graduado em direito eleitoral e processo eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo – TRE/SP. Pós-graduado em direito constitucional e político pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP. Profissional militante na área do direito público administrativo e eleitoral. Autor de obras jurídicas sobre o tema “Direito Eleitoral”, palestrante e conferencista sobre o tema. É sócio fundador do escritório Pomini Sociedade de Advogados sediado na capital de São Paulo.

Karina Penna Neves

 

Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Pós-graduada e graduada na mesma instituição e especialista em Previdência Privada. Relatora titular da Segunda Turma Disciplinar do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, secção São Paulo, TED-II. Membro efetivo do IASP Instituto dos Advogados de São Paulo. Advogada inscrita atualmente na OAB/SP, OAB/SC, OAB/MG e OAB/RJ. Coordenadora da área de Direito Privado da Innocenti Advogados, âmbito empresarial, comercial, família ou relações de consumo, especialmente temas ligados à recuperação de crédito, direito bancário, alienação fiduciária, contratos, planos de saúde, ações de indenização, etc. Coordena também a área de Previdência Privada, defendendo o interesse de grandes associações, com experiência de mais de 10 anos nas relações envolvendo fundos de pensão e seus beneficiários. Atua especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Possui artigos e entrevistas publicadas em jornais e revistas jurídicas. (Texto informado pela autora) https://br.linkedin.com/in/karinapennaneves

colunista-gabriel-quintanilha

Advogado no Rio de Janeiro, Sócio do Escritório Gabriel Quintanilha Advogados, Mestre em Economia Empresarial pela UCAM, Pós graduado em Direito Público e Tributário, Bacharel em Direito pela UFRJ, exerceu o cargo Subsecretário de Fazenda do Município de São João de Meriti, o cargo de Assessor Especial da Secretaria de Administração do Município do Rio de Janeiro, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT, Sócio Fundador e Conselheiro Consultivo da Sociedade Brasileira de Direito Tributário – SBDT, Professor de Direito Tributário da Fundação Getúlio Vargas – FGV, Professor de Direito Tributário do IBMEC, Professor de Planejamento Tributário da Pós Graduação em Direito Tributário da UFF, Professor de Direito Tributário da Pós Graduação em Administração Pública do CEDAP/UFF, Autor do EAD do IBMEC, Professor de Direito Tributário da Pós Graduação em Direito Tributário da UCAM, Professor da Pós Graduação em Gestão Tributária da Escola de Negócios Trevisan, Professor de Direito Tributário da Universidade do Grande Rio – Unigranrio, da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ, Coordenador Geral do Curso Preparatório para concurso público CEJ 11 de Agosto e da Hub Desenvolvimento Profissional. Autor do livro “Mandado de Segurança no Direito Tributário” publicado pela Editora Saraiva.

Autor-Rodrigo-garcia-schwarz

Brasileiro e espanhol, RODRIGO GARCIA SCHWARZ é juiz do trabalho e professor universitário (Brasil), pesquisador da Fundación Centro Internacional de Educación y Desarrollo Humano (Colômbia), doutor em Direito (Direito do Trabalho e da Seguridade Social) pela Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha), doutor em Direito (Direito Público) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorando em História (História Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Direito e especialista em Direito Sanitário, em Direitos Sociais, em Imigração e Mediação Intercultural e em Política, com pós-doutorados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Universidad de Manizales (Colômbia) e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), nos programas de “Ciencias Sociales, Niñez y Juventud” e “Economía, Sociedad y la Construcción del Conocimiento en el Mundo Contemporáneo”. Atua na área do Direito, com ênfase em Direitos Sociais, Direito Constitucional e Administrativo, Direitos Humanos, História do Direito e Judicialização de Políticas. Atua/atuou como professor na Escola Paulista de Direito, na Escola Superior da Advocacia, na Faculdade de Direito do Sul de Minas, na Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul, na Universidade Católica de Pelotas, na Universidade Cidade de São Paulo e na Universidade do Oeste de Santa Catarina, entre outras. Tem livros publicados no Brasil, na África do Sul, na Costa Rica, na Espanha, nos Estados Unidos, na Inglaterra e no México, destacando-se, entre outros, “Dicionário de direito do trabalho, de direito processual do trabalho e de direito previdenciário aplicado ao direito do trabalho”, “Direito administrativo contemporâneo – administração pública, justiça e cidadania: garantias fundamentais e direitos sociais” e “Os direitos sociais e a sindicabilidade judicial das políticas públicas sociais no estado democrático de direito” (Brasil), “Derechos sociales: imprescindibilidad y garantías” (Espanha), “Los derechos sociales como derechos humanos fundamentales: su imprescindibilidad y sus garantías” (México), “Social rights as fundamental human rights” (África do Sul, Estados Unidos e Inglaterra) e “Tutela judicial y derechos fundamentales” (Costa Rica).

colunista-daniel-sena

Daniel Sena é graduado em Direito, especialista em Direito público, servidor público federal e escreve sobre direito constitucional e direitos humanos, além de lecionar em renomados cursinhos preparatórios.

Marcio Lamonica Bovino

Doutorando junto ao Programa de pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/2010, Especialista em Direito Civil (UNIFMU/1997) e em Direito Processual Civil (COGEAE/PUCSP/2003), Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/1993. Autor de “Abuso do Direito de Demandar: A Falta de Interesse Processual na Tutela Individual”, publicado pela Editora Juruá em 2012.

rafael

“Doutorando e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sendo direito processual civil sua área de concentração e seu orientador o Professor Titular Cândido Rangel Dinamarco. Studente-ricercatore (visiting-scholar) pela Faculdade de Direito da Università degli Studi di Messina (Itália). Graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Atualmente é advogado no escritório Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia, tendo sido também estagiário neste mesmo escritório. Foi monitor de direito processual civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Tem experiência na área de direito, com ênfase em direito processual civil. Integrou o grupo de pesquisa FGV-CBAr “Arbitragem e Poder Judiciário”, tendo participado da elaboração do relatório sobre o tema “Execução e cumprimento de sentença arbitral”.

Felipe Augusto

Especialista e Mestrando em Direito Processual Civil pela PUC/SP.

Professor do curso de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus Lorena/SP e do curso de Graduação em Direito do Complexo Educacional FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Advogado.

Caio Augusto

Graduado em Direito na Universidade de São Paulo (USP), mestrando em Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Procurador do Estado de São Paulo.

Rafael

Doutorando e Mestre em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Docente da Disciplina de Processo Civil em Cursos de Graduação e Pós-Graduação; Co-autor de comentários ao novo CPC/2015 lançados pela editora RT e pela AASP; Membro Fundador do Instituto Paranaense de Direito Processual. Advogado.

Paulo Henrique

Mestre e doutorando em Processo Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, advogado, conciliador, mediador e case manager do Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

Rodrigo Ferraz

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Damásio, está se especializando em Direito Civil e Direito Empresarial pela mesma instituição. Foi monitor na sua graduação e professor-tutor no curso preparatório para o exame da ordem do Complexo Jurídico Damásio. Atualmente é advogado, monitor do curso de Direito Processual Civil na graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e colaborador no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Damásio. Participou do grupo de pesquisas do Novo Código de Processo Civil realizado pela PUC/SP em conjunto com a Advocacia Geral da União. Atua na área do Direito com ênfase em Direito Processual Civil e Direito Civil: obrigações, direitos reais e família.

.

Danilo Monteiro

Danilo Monteiro de Castro – advogado, mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2013), MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2005) e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito de Itu (2006). Professor de Seminário no Curso de Especialização em Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET (desde 2012). Membro associado do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT (desde 2007). Sócio fundador do escritório Dalmazzo & Castro Advogados Associados.

Roberta Dias

Mestranda em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (iniciado em 2015); Pós-graduada, lato sensu, em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2011 – 2013); MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2003 – 2005); Pós-graduado, lato sensu, em Direito Tributário pela Faculdade de Direito de Itu (2004-2005) Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997 – 2002).

Rodrigo D'orio

Rodrigo D’Orio Dantas é advogado associado ao escritório Márcio Casado & Advogados. Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduado lato sensu em Direito Processual Civil na mesma universidade. É também Psicanalista formado pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo (CEP-SP). 

Luiz Francisco

Advogado, consultor e parecerista em Sao Paulo Mestre em Direito Processual pela USP Pos-graduado pela Universidade de Coimbra Direito Penal Economico e Direitos Fundamentais

Sabrina

Especialista em Direito Imobiliário e Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Empresarial pela Escola Paulista da Magistratura – SP. Professora de Direito Imobiliário no curso de pós-graduação da PUC/SP – COGEAE (turma 2012/2014). Advogada. Mestranda em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Palestrante convidada da ESA/OAB.

Luiz Henrique

Pós Graduado lato sensu em Direito Processual Civil pela PUC/SP e Professor Assistente no curso de graduação em Direito na mesma instituição. Advogado.

Egle

Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

Especialista em Direito Público pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Professora de Direito Processual Civil e Direito Civil na Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Advogada. Palestrante da OAB/SP.

Autora do artigo: A publicidade como oferta. Revista Direito e Paz. Lorena-SP: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, n. 11 – 2º semestre/2004.

Cristiane

Doutoranda, mestra e pós-graduada em Direito Processual Civil pela

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; pós-graduada em Direito Público;

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Professora da pós-graduação da PUC-SP (COGEAE) e da graduação da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Professora convidada da Escola Superior de Advocacia (ESA)

e da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Membro do CEAPRO (Centro de Estudos Avançados de Processo).

Advogada em São Paulo.

fernanda macedo

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário FIEO (2001) e é Especialista em Direito Empresarial pelo Centro Universitário FIEO (2005) e Pós Graduada em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) . Mestre pelo Centro Universitário FIEO (2012). Atualmente é professora Universitária da Universidade Nove de Julho nas disciplinas de Processo Civil, Relações Jurídicas de Consumo e Pratica Jurídica Civil. Advogada com especialidade nas áreas Cível, nas sub-áreas de Direito do Consumidor, Empresarial, Imobiliário.

Professora da PUC/SP

Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP

Doutoranda em Direito Civil na PUC/SP

Advogada

Advogado. Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Curitiba (UNICURITIBA).

autor preto e branco

Leonardo Alexandre de Souza e Silva

Graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Foi monitor em Metodologia e Lógica Jurídica (2012-2015) e Direito Processual Civil (2013-2015) ministradas na mesma Instituição. Possui extensão universitária em Curso de Atualização em Direito Tributário – Módulo II – Tributos em Espécie – pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT. Estagiou na 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJSP (2011-2013). 7º lugar no concurso de Estagiários do Ministério Público Federal, onde alocado à Procuradoria Regional Eleitoral no Estado de São Paulo (2013-2014). Ênfase de atuação nas áreas de Direito Constitucional, Direito Tributário e Direito Processual Civil. Advogado Associado no escritório Monteiro, Neves & Vilela Advogados Associados. Autor de artigos jurídicos.

foto elias

Elias Marques de M. Neto

Diretor Jurídico

Contencioso & Consultivo Operacional

Cosan SA

 

Pós Doutorado em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2015), com a supervisão da Professora Catedrática Paula Costa e Silva. Pós Doutorado em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo / USP (2015/2017), com a supervisão do Professor Titular Flávio Luiz Yarshell. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP (títulos obtidos em 2014 e em 2009). MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2012). Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela FGV (2006). Especializações em Direito Processual Civil (2004) e em Direito dos Contratos (2005) pelo IICS/CEU. Pós Graduação Executiva no Programa de Negociação da Harvard Law School (2013). Pós Graduação Executiva no Programa de Mediação da Harvard Law School (2015). Pós Graduação em Direito de Energia (2013) e em Direito da Regulação em Infraestrutura (2014) pelo IBDE. Pós Graduação em Direito Público pelo IBEJI (2015). Bacharel em Direito pela USP (2001). Professor Doutor de Direito Processual Civil no Curso de Mestrado na Universidade de Marilia – Unimar (desde 2014). Professor Colaborador na matéria de Direito Processual Civil em cursos de Graduação, Pós Graduação e Atualização (desde 2012, destacando-se a Escola Paulista de Direito – EPD, Mackenzie, Insper, ESA- OAB/SP, AASP, a PUC/SP e a USP). Advogado. Foi associado sênior do Barbosa Mussnich e Aragão Advogados (2002/2009). Diretor Jurídico do grupo Cosan SA (desde 2009), responsável pelo contencioso do grupo. Apontado como um dos vinte executivos jurídicos mais admirados do Brasil (Revista Análise, 2015). Recebeu do Conselho Federal da OAB, em janeiro de 2016, o Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro. Autor de livros e artigos no ramo do Direito Processual Civil. Membro fundador e Diretor do Ceapro – Centro de Estudos Avançados de Processo (desde 2014). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Associado efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Presidente da Comissão Especial de Defesa da Segurança Jurídica do Conselho Federal da OAB (desde 2015). Presidente da Comissão de Direito Processual Civil da OAB/SP, Pinheiros (desde 2013). Presidente da Comissão de Energia do IASP (desde 2013). Membro da Comissão de Estudos do Judiciário do IASP (desde 2013). Membro da Comissão de Estudos de Processo Constitucional do IASP (desde 2013). Membro da comissão especial de estudos do novo código de processo civil do Conselho Federal da OAB (desde 2013). Membro da lista de árbitros da câmara Arbitranet (desde 2015). Membro da lista de árbitros e de mediadores da Sociedade Rural Brasileira (desde 2015).

Luana

Mestre e Doutora em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professora do Mestrado em Direitos Fundamentais na UIT/MG. Professora do Curso de Especialização em Direito Processual Civil na PUC/SP. Professora do Curso de Especialização em Direito Processual Civil da FESMP-MT. Professora de Direito Processual Civil na UNINOVE/SP. Membro do IBDP e CEAPRO. Membro da ILA-Brasil.Advogada.

arlete

mestre e doutora em Direito Processual civil pela PUC/SP, professora de direito processual civil, nos cursos de graduação e pós graduação stricto sensu da PUC/SP e advogada em São Paulo.

autora do livro: Juízo de admissibilidade na ação de mandado de segurança. São Paulo: Malheiros, 2006.

andre

Advogado Autônomo e parceiro de diversos escritórios em São Paulo. MESTRE em Direito pela UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos (2004). GRADUADO em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1995/96). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito do Consumidor, Direito Autoral (e leis de incentivo fiscal à cultura), Direito Imobiliário e Urbanístico. Orientador e corretor de Trabalhos de MBA da Fundação Getúlio Vargas (GV-Law) e, também, atualmente, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de São Sebastião – FASS e Professor de Direito Civil e Processual Civil da UNICID (ambas do Grupo Cruzeiro do Sul). Foi professor responsável pela disciplina de Direito Civil da Graduação da UNINOVE (SP), onde também atuou como membro do NDE por quase 10 anos. Foi, também, professor convidado de diversos cursos de Pós-Graduação, a saber: Faculdades Metropolitanas Unidas FMU/SP (Direito Imobiliário) por mais de 5 anos, Escola Superior de Advocacia – ESA (SP); Instrutor da LEX Editora S/A – por onde tem publicações – FECAP (Direito autoral/Incentivo Fiscal) e, ainda, ex-professor de Processo Civil da Graduação e de Direito Civil da Pós Graduação da UniFIEO (Osasco), e de Direito Civil da UNIP (SP), Direito Civil e Processual Civil da Faculdade Anchieta e Direito Civil e Empresarial da Universidade São Francisco (Campus Pari/SP).

marina

Advogada, especialista em Direito de Família pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, integrante da Diretoria do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção Rio Grande do Sul.

nova foto certa

Doutorado em Direito em andamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bolsista CAPES. Possui Mestrado em Direito pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS (2008), Especialização em Direito Civil pela Universidade Paulista (2005) e graduação em Direito pela Universidade Paulista (2004). É advogado Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo desde 2004, atuando no contencioso Cível e Empresarial. Além de Advogado é professor da Faculdade de Direito da Universidade São Judas Tadeu – USJT, da Faculdade de Direito da Universidade Nove de Julho UNINOVE e da Faculdade de Direito das Faculdades de Campinas – FACAMP. Também é professor convidado nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU, Pós-Graduação Lato Sensu e MBA da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS / IMES, Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Atua, também, como orientador de tcc dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Fundação Getúlio Vargas, GV-LAW/FGV-SP. Endereço currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2576442294632222

Colunistas

colunista-ricardo-genelhu

Ricardo Genelhú

Doutor e Mestre em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Sócio Correspondente do Instituto Carioca de Criminologia (ICC), Coordenador Regional da Associação Latino-Americana de Direito Penal e Criminologia (ALPEC)

colunista-daniel-sena

Daniel Sena

Daniel Sena é graduado em Direito, especialista em Direito público, servidor público federal e escreve sobre direito constitucional e direitos humanos, além de lecionar em renomados cursinhos preparatórios.

plinio

Plinio Ribeiro

Advogado, pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1972), e pós-graduado lato sensu em estratégias empresariais, pelo APG-MBA da Amana-Key, participando regularmente das reciclagens oferecidas pelo programa.

colunista-fabio-cenci

Fabio Cenci

Advogado, Pós-graduado em direito processual civil. Professor de Direito Processual Civil no curso de graduação em Direito da Faculdade de Direito da ESAMC Sorocaba, professor de Direito Processual Civil pela Escola Superior de Advocacia…

colunista-flavio-olimpio

Flávio Olímpio de Azevedo

Advogado, Graduado em Direito pela FMU. Possui diversos cursos de extensão universitários. Foi examinador do Exame de Ordem da OABSP e assessor do Presidente do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, secção São Paulo-1997 a 2000.

colunista-gabriel-quintanilha

Gabriel Quintanilha

Advogado, Mestre em Economia Empresarial pela UCAM. Pósgraduado em Direito Público e Tributário. Exerceu o cargo de Subsecretário de Fazenda do Município de São João de Meriti e de Assessor Especial da Secretaria de Administração do Município do Rio de Janeiro.

a160183c91ad28df1122eda9ff4b0e88

Alexandre Motta

Consultor e sócio diretor da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico, empresa atuante em São Paulo. É palestrante e autor de artigos de relevância para o mercado atual.

foto certa pitombo

Guilherme Alfredo de Moraes Nostre

doutor em Direito Penal pelas Faculdades de Direito das Universidades de São Paulo (USP) e Coimbra (Portugal), sócio do Moraes Pitombo Advogados

MARCELO LOPES CERTO

Marcello Lopes

Sócio da LCC Auditores e Consultores e mestre em contabilidade pela PUC-SP

fotoooooooo

José Luiz Toro da Silva

Presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Saúde Suplementar e advogado do escritório Toro Advogados.

foto preto e branco

Átila Melo

Sócio do Castilho & Scaff Manna Advogados

error: Você não tem permissão para fazer isso.